Ideias e trabalhos

O blog onde encontrara várias ideias sobre temas diversificados, bem como alguns trabalhos. Quem sabe quando alguma coisa aqui escrita nos fará falta um dia? Nem que seja para nos fazer pensar sobre a vida.

Terça-feira, 09 de Março de 2010

A utilização do computador

 

A utilização do computador está cada vez mais generalizada, sendo cada vez mais comum encontrar pessoas em frente a um computador, seja para passar o tempo ou para realizar algum trabalho. Claro que ainda hoje é mais frequente encontrar pessoas de classe alta com mais e melhores computadores, num entanto não significa que lhe dê mais uso. O uso do computador e consequente da internet vária consoante vários aspectos. A nível geográfico pode se observar que as pessoas dão o sentido diferente a utilização de um computador, uma vez que nas cidades é mais frequente usá-lo para fazer tarefas que a o pouco tempo que nos sobra não permite fazer. Tarefas tais como ir as compras para encher a despensa, passear por lojas para ter uma ideia da prenda que vai dar a um familiar ou amigo. O computador acaba muitas vezes por ser uma forma de distracção e divertimento, com os jogos, o acesso a televisão, jornais. Permitindo que façamos mil coisas em pouco tempo e sem sair de casa. Nas regiões mais isoladas e rurais o computador é visto como uma forma de os ligar ao mundo, de quebrar a solidão, de rever os familiares e amigos que a muito tempo partiram em busca de condições de vida melhores. A utilização de um computador é vista mais como um sinal de luxo e necessidade, enquanto, numa cidade é visto quase como um bem essencial de conforto e comunidade.
A nível profissional o uso do computador esta cada vez mais implementado, sendo normal que uma pessoa que passe o dia sentada em frente de um computador, apenas pense em utilizar o k tem em casa se for mesmo necessário. No entanto, o facto de hoje em dia grande parte da população possui um computador, faz que muita gente prefira vir trabalhar para casa em vez de fazer horas no trabalho para terminar alguma coisa. O aparecimento do computador pessoal também permitiu que muita gente pudesse trabalhar a partir de casa (telecommting). Permitiu também o avanço da tecnologia, proporcionando o surgimento de vários métodos cirúrgicos, aulas à distância, acompanhamento de doentes que tenham que estar isolados o máximo possível, para além de poderem ser acompanhados por vários médicos onde quer que eles estejam. Este também permitiu através da criação de softwares reduzir o trabalho e torna-lo mais seguro, uma vez que permitiu a automatização de várias máquinas que podiam ser consideradas perigosas para os seus utilizadores, fazer cálculos que permitem concluir um trabalho ou realizar o cálculo necessário para poder proceder com o mesmo. Este também pode armazenar facilmente dados numa plataforma criada para o efeito, criar novos postos de trabalho. Em relação aos estudantes é muito frequente vê-los horas em frente de um computador, fazendo pesquisas, disputando jogos online, recolha de textos científicos, conversando com os amigos. Com o avanço da idade é normal ver o fascínio da internet desaparecer, procurando outras formas de entretenimento. No entanto, o facto de os mais novos começarem desde cedo a utilizar os computadores e a aprenderem a trabalhar com este criam uma dependência maior por ele, preferido muitas vezes ficar na conversa com os amigos a sair a rua para ir ter com eles. O número de horas que os nossos jovens passam em frente de um computador sem se mexer é um pouco preocupante pois acaba por ser uma das causas para a obesidade infantil, entre outros problemas. A meu ver o computador é utilizado por todas as idades, com especial atenção naquelas que ainda estão a descobrir o seu funcionamento. Não digo que seja as mulheres ou os homens a dar lhe maior uso, já que todos o acabam por usar para o mesmo fim. É normal que em certas idades sejam as mulheres a liderar o seu uso (juventude), sendo os homens os primeiros a perder o interesse pelo mesmo, apesar que noutras idades já são os homens a dar lhes maior uso (adultos).
publicado por ideiasetrabalhos às 16:28

mais sobre mim

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

  • As ideias são interessantes, mas a estrutura do te...
  • Achei bastante interessante este texto, pois realm...
  • Caro Blogger,Te escrevo em decorrência da minha vi...
  • obrigada pela ajuda :)

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro