Ideias e trabalhos

O blog onde encontrara várias ideias sobre temas diversificados, bem como alguns trabalhos. Quem sabe quando alguma coisa aqui escrita nos fará falta um dia? Nem que seja para nos fazer pensar sobre a vida.

Terça-feira, 09 de Março de 2010

Internet redes sociais

A internet é o mass media mais utilizado, principalmente pelos jovens. No entanto é um meio também utilizado por outras faixas etárias uma vez que este se trata de um englobar de todos os mass media existentes. Uma vez que na internet (net) é possível ver televisão, ler jornais, ouvir musica, entre muitas outras coisas. Tornando-se um meio de comunicação mais vantajoso em relação aos outros, uma vez que neste é possível ter acesso a vários tipos de informação diferente. Um problema que se encontra frequentemente na net é a informação falsa, o que faz com que os utilizadores tenham que comparar toda a informação que encontram principalmente se não sabem se o site que utiliza é credível. Sendo outro dos males a transmissão de vírus, seja por email, pen infectada vs computador, computador infectado vs pen ou por site.  

Hoje em dia quem fala de internet fala também de redes sociais entre elas: myspace, hi5, netlog, blog’s, facebook, sonico, badoo, msn, chat’s, twitter, buzz, orkut, entre outras. Estas redes são uma forma de as pessoas se exporem, no entanto também é uma forma de encontrar um amigo, de fazer novas amizades, algumas das quais algumas acaba em namoro ou mesmo um casamento. É também um local para colocar publicidade, pois são páginas muitas vezes visitadas ao longo da semana e ate varias vezes por dia. Cada vez mais estas redes são usadas também por empresas para fazerem publicidade a sua loja, bar, discoteca… Mantendo constantemente os seus contactos a par de todas as novidades, eventos, promoções, possuindo imagens dos seus produtos para que estes despertem a curiosidade do utilizador fazendo com que vá ate a loja ou compre online. Cada rede social tem uma por assim dizer uma função e a sua segurança. Algumas são mais de caris privado tal como o msn onde as conversas são principalmente entre duas pessoas, podendo ser adicionadas mais se um dos intervenientes assim desejar. Este é utilizado principalmente na vertente pessoal, para comunicar com os amigos estejam estes em qualquer parte do mundo. No entanto, este é cada vez mais utilizado a nível profissional, em grandes empresas sendo desnecessário que os seus empregados quando necessitam de alguma coisa tenham que percorrer a empresa para faze-lo.
Outros como é o caso do netlog, servem mais para conhecer gente nova, jogar, para alem de ser um local onde muita gente aproveita para colocar fotos e exibirem-se. No entanto este não é o único onde as pessoas se podem exibir, todas as redes sociais onde é permitido colocar fotos pode ter esse fim. Apesar de nem todos possuírem chat’s, locais onde as pessoas podem conversão e se conhecerem, nestes basta a pessoa estar online para receber uma mensagem para iniciar uma conversa. Ao contrario do msn onde apenas as pessoas que conhecem o nosso email é que podem iniciar uma conversa.
Os navegadores das redes sociais têm que estar atentos a certos perigos, principalmente os mais novos e os mais ingénuos. Uma vez que o facto de colocarem informação pessoal, seja em fotos ou texto permitem que gente se faz passar por alguém que não é, possa se aproximar da sua vítima sem que esta se aperceba do sucedido. Podendo ser raptadas, violadas, maltratadas ou até mortas. A internet/redes sociais, não são meios perigosos de utilização, mas a forma que a usamos é. É essa forma que nos mantém ou não em segurança, claro que nem tudo na internet é mau já que podemos manter amizades, falar com os familiares, quebrar a solidão. Existem ainda os jogos que nos fazem visitar com mais frequência uma determinada rede como por exemplo o facebook, com os jogos do café, da quinta, ilha, entre outros. Por vezes estes meio servem também para fins humanitários, sensibilização, comunicação ao mundo, falando sobre vários temas. Neste caso é muitas vezes utilizado os blog’s, hi5, facebook… Falando de temas como a pedofilia, violência doméstica, maus tratos a menores, conduzir sobre o efeito de álcool, tragédias naturas, tais como sismos, tornados, tsunamis…
publicado por ideiasetrabalhos às 16:26

mais sobre mim

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

  • As ideias são interessantes, mas a estrutura do te...
  • Achei bastante interessante este texto, pois realm...
  • Caro Blogger,Te escrevo em decorrência da minha vi...
  • obrigada pela ajuda :)

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro