Ideias e trabalhos

O blog onde encontrara várias ideias sobre temas diversificados, bem como alguns trabalhos. Quem sabe quando alguma coisa aqui escrita nos fará falta um dia? Nem que seja para nos fazer pensar sobre a vida.

Segunda-feira, 01 de Março de 2010

Mass media

 

 

Os mass media são todos os meios de comunicação e informação existentes, tais como a impressa, rádio e televisão. No entanto, a internet e o telemóvel são cada vez considerados massmedia. De todos os mass media os principais são a televisão, e a rádio. A televisão uma vez que possui imagens é o meio mais apelativo, já que prendem a atenção dos telespectadores. A rádio sendo um meio mais auditivo, é mais utilizado quando se realiza outras actividades e em locais que não tem acesso à televisão. A rádio torna sempre os ambientes mais agradáveis, uma vez que abafa certos sons desagradáveis e as pessoas realizam os seus trabalhos de uma forma mais distraida, mais agradavel. A impresa é dos mass media menos aplativos uma vez com possui poucas imagens e muito texto. Os leitores acabaram por ler as notícias se a imagem ou títulos os chamam a atenção. A internet tem se tronado o meio de comunicação e informação preferidos, uma vez que com esta, os utilizadores não necessitam de sair de casa para estarem sempre informados, tem a possiblidade de ver televisão, de ler os jornais... Como que este mass media fosse o englobar de todos ou outros. O telemovel é um meio que começa a ser considerado mass media uma vez que os mais recentes já possuem televisão e internet.
Televisão:
A televisão, um meio de comunicação surgido em 1928 em Nova Iorque, apesar de a sua grande comercialização ter acontecido após a segunda Guerra Mundial, surgindo em 1954 nos estados unidos a primeira televisão a cores. Ao londo destes anos sobretudo nos nossos tempos a televisão tem se mostrado o meio que mais influencia a população, pois o facto de darem enfase a uma notícia influencia a forma de pensar do público. Como por exemplo no caso da Gripe A, onde a noticia provocou o medo e o pânico com uma doença onde morreu muito pouca gente comparado a gripe sasonal. A informação transmitida na televisão é muitas vezes controlada pelas entidades mais poderosas, como o estado. Fazendo com que as pessoas tenham acesso a metade da informação ou então a informação falsa. A publicidade também influencia, uma vez que uma boa publicidade pode levar as pessoas a comprar coisas inuteis, sem valor ou utilidade. Influência a confiança das pessoas num produto ou empresa, já que as comparações que muitas vezes fazem para demonstrar o valor do seu produto, servem igualmente para destruir a imagem de outros. A televisão entre outros mass media, com a publicidade/programas televisivos criou esteriopos, em relação à imagem de uma pessoa, empresa ou produto, a maneira de ser, ao suceso pessoal e profissional. Esta influência faz muitas vezes com que empressas vejam os seus produtos a não serem vendidos podendo entrar em falencia se não tomarem medidas, com que pessoas comentem suicidio, que destruam o seu proprio corpo (bulímia, anorequecia), criam depressão, entre outros casos. O meio lucrativo da televisão é a publicidade e por isso estes controlam ainda os seus custos fazendo com que apenas as grandes empresas possam transmitir a sua publicidade no chamado horario nobre, na hora em que há mais gente a assistir. Assim sendo 1minuto fora do horario nobre custa no mínimo 3mil euros. O horario nobre (prime-time) vária de canal para canal e de país para país, nos três canais principais da tv nacional (RTP1, SIC e TVI) centra-se entre as 20h às 23h (hora de Portugal Continental). No entanto, este comprovado que a televisão portuguesa é a que transmite programas com menor interesse. Em relação ao público-alvo é sobretudo para toda a familia fixando-se em programas principalmente em idades superiores aos 12anos, aumentando a taxa hetaria conforme o avanço do horario.
Rádio:
A rádio, segundo alguns autores foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, no entanto esta criação foi concedida pela Suprema Corte Americana a Nikola Tesla, devido as 19 patentes de Tesla em seu projecto. A rádio é um recurso tecnológico de comunicação que utiliza sinais electromagnéticos. A rádio de todos os mass media é aquele que é mais utilizado quando os ouvintes estão a realizar outras tarefas, como por exemplo quando estão a conduzir, durante o trabalho… Este meio de comunicação também é bastante usado em locais onde não existe televisão, uma vez que as ondas deste conseguem chegar mais longe do que as outras e não necessita propriamente de electricidade.
Imprensa:
A Impressa é o mass media mais antigo no entanto é o menos aplativo uma vez que o facto de possuirem poucas imagens e muito texto trona-se mais saturante. Por norma os leitores de jornais acabam muitas vezes por ver as imagens e os títulos das notícias, em relação a publicidade/anuncios os que a visualizam são os que estão interessados em alguma coisa que se encontre la. Em relação as revistas a história é diferente uma vez que possui mais imagens e cores o que a torna mais apelativa. Esta incluência mais a opnião publica, uma vez que as revistas “cor-de-rosa” resumense basicamente a falar da vida dos famosos e de moda, possuindo uma ou outra publicidade. Nestas já não é a publicidade que influencia as pessoas mas sim tudo que envolve os famosos uma vez que os leitores muitas vezes desejam ter uma vida igual ou o mais parecido possivel com estes. A moda também cria uma imagem de beleza, desde novas as leitoras são habituadas a ver nas revistas das suas mães modelos magras e altas simbolos de beleza. Com o intuito de serem bonitas muitas começam logo cedo a destruir a sua saude sem que os seus pais se aprecebam.
Internet:
A internet é uma forma de comunicação cada vez mais utilizada uma vez que esta nos facilita muitas vezes o dia-a-dia. Hoje em dia muitos meios de comunicação possuem uma página na internet, assim podemos ver ou rever programas que estao a dar ou deram na televisão ou rádio, estar a par das notícias dos jornais, entre outras coisas. A internet também é uma forma rápida de comunicação, para além de ser uma forma de poupar o meio ambiente, uma vez que o facto de as pessoas/empressas enviarem as coisas por email poupam em cartas e papel, fora outros poluentes como as tintas usadas na impressão do papel. E o meio onde muita gente pode usar o seu direito de liberdade de expressão para todo o mundo, em contrapartida quando se sabe quem é o autor e este “fere” a imagem de uma pessoa, empresa ou instituição pode ser processado e ver a sua pagina web bloqueada/apagada. A publicidade apesar de aparecer sem ser muitas vezes solicitada é mais verdadeira do que a que passa na televisão uma vez que tem que ter todos os asteriscos que podem contradizer a verdade da publicidade salvaguardando a empresa. Na internet é possivel ver as “duas faces da moeda” em relação aos mass media, pois pode se ver a notícia publicada e todas as criticas fazendo com que seja o internauta a tirar as suas próprias conclusões em relação ao assunto.
Apesar de todos os males que a publicidade pode ter, esta permite-nos ter televisão, rádio, email, entre muitas outras coisas ligadas as mass media de graça, enquanto que outras jornais, revistas, são mais baratas. Felizmente tem se verificado que muita gente graças a este diversidade de mass media. Que cada vez mais a população tem as suas próprias opiniões não se influenciando tanto por estes meio, alguns chegam mesmo a não os utilizar/adquirir ou só os tem por causa dos filhos.
 
http://www.youtube.com/watch?v=BqjbCkmxOLM

 

 

 

publicado por ideiasetrabalhos às 14:43

2 comentários:

obrigada pela ajuda :)
ics a 19 de Setembro de 2010 às 03:24
As ideias são interessantes, mas a estrutura do texto aprensenta problemas. Um exemplo é o mau uso da palavra "onde" na parte "Televisão".
Jamil a 10 de Setembro de 2014 às 19:53

mais sobre mim

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

  • As ideias são interessantes, mas a estrutura do te...
  • Achei bastante interessante este texto, pois realm...
  • Caro Blogger,Te escrevo em decorrência da minha vi...
  • obrigada pela ajuda :)

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro